Mimos de decoração de Natal

.
No Natal a casa precisa de luz. Toda a casa deve ter luz e ou um pequeno arranjo que faça lembrar o Natal.

Na porta de casa quero pôr (finalmente) uma coroa decorada com enfeites de plástico e especiarias como canela e flor de anis estrelado.

No sofá uma manata ou cobertor com tons de bourdeaux, azul e dourado (quem é prendada pode coser uma lantejola aqui e ali para dar um rasgo de luz e não se tornar áspero).
Decidi colocar duas grinaldas de luzes ao redor de dois móveis na sala em cantos opostso.
Assim a casa fica luminosa por dentro e por fora.

Na cozinha vou fazer uma arranjo com uma vela dentro de um vidro grande e no resto da casa, vou por velas baixas (daquelas dentro de um invólucro de metal) dentro de frascos de vidro . As velas transmitem luz de forma suave e são uma forma de festejar (só devem ser acesas quando estivermos na divisão, nada de deixar velas acesas sózinhas).

No quarto estou a pensar fazer um arranjo com flores secas que possa usar o ano todo mas complementá-lo com bolhinhas douradas e presentes pequenos, verdes e vermelhos. Se encontrar uma grinalda de luzes bastantes pequena também ponho umas luzes lá.

A casa de banho normalmente passa despercebida mas também deve lembrar a época do ano. Uns fios verde-escuro pendurados na parte de fora da cortina da banheira com algumas pedrinhas douradas e no lavatório uma mini-árvore de Natal verde com enfeites dourados (ainda não sei se ponho uma fita vermelha na base).

Nos corredores, como tenho pouco espaço, vou criar um arranjo luninoso que não é mais que uma grinalda de luzes envolvendo um arame com a forma que eu lhe der e depois coberta com papel verde-escuro, castanho ou dourado (ainda não decidi).

Árvore de Natal não sei se vou fazer. Não vou comprar uma verdadeira e não sei se terei dinheiro para uma falsa.
Na Madeira há ainda a tradição de fazer a lapinha que pode ser feita em cima de um móvel embora haja quem faça da sua contrução uma arte (e fica digno de ser visto).



Material



-Frascos de vidro vazios que eram de iogurte, compota, café, molhos, etc, dentro dos quais caibam velas pequenas;

-Vela pequenas dentro de suporte metálico (quando compradas com antecedência, é possível adquirir 100 velas por menos de 4€);

-Cobertor, manta ou lencol velho dobrado ao meio pelo comprimento, cosido á volta com preenchimento para edredons fino por dentro, a rechear, e bordado á máquina com desenhos abstratos por fora (quem é prendado pode fazer lisangos da cor do lençol e coser uma lantejola bourdeaux, dourado e verde, por losangos, de dois em dois)

-5 grinaldas de luzes (nesta altura do ano podem ser adquiridas por 5€, quanto mais se aproxima a época festiva mais encarecem);

- Arame não muito rijo para poder ser moldado mas suficientemente rijo para manter a forma que lhe for atríbuída (ideal comprar em lojas de material de construção porque sai em conta);
-Esponja seca para arranjos florais (3, WC e mesas-de-cabeceira);

-Flores secas em quantidade suficiente para os arranjos (há armazéns e bazares de decoração que vendem sacos com quantidade razoável a preço aceitável);

-Bijutaria dourada barata (pode ser plástico) em quantidade suficiente para os arranjos e comprimento entre metade e a totalidade da unha (curta) do dedo mendinho da mão. O objectivo é fazer sobressair o dourado sem precisar de muitas peças;

- Cordão/fio para crochet com a cor de verde que pretendo e fino o suficiente para conseguir enfiar nas peças de bijutaria (faço isto com colares);

-Papel rugoso, um pouco rijo cujo nome agora não consigo lembrar em verde-escuro, castanho ou dourado para o enfeite do corredor.

Como é que está a pensar decorar a sua casa para o Natal? Quer partilhar alguma dica?
.

Sem comentários:

Enviar um comentário